Jonathan Grützmann Fin
  | Estratégias de Leitura de Textos de Divulgação Científica 
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Tanise da Silva Moura
  | Modelagem em Ciências e Matemática: Inclusão do Aluno com Autismo 
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Sueli Maria Florczak
  | Currículo e Avaliação na formação inicial de professores de Ciências
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Jerusa Valquíria Welter
  | As políticas de inclusão e o currículo escolar no ensino de Ciências da Natureza
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Alex Ferreira
  | O novo Ensino Médio e a área de Ciências da Natureza em Escolas do Campo
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Vanessa Cléia Palinski
  | Educação Ambiental Crítica e a Formação Docente
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Letícia Barbieri Martins
  | Violência contra a Mulher na Perspectiva CTS e do Ensino
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Angélica Maria de Gasperi
  | Reflexões sobre as perspectivas de História da Ciência na Educação Básica
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Alessandra Nilles Konzen
  | Mulheres na Ciência: Um Olhar pela Perspectiva CTS
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Vanessa de Souza
  | Constituição de professores de Ciências Biológicas: um olhar psicológico
  | Professores de Ciências e Biologia da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Luana Zimpel de Quadra
  | Estratégias para ensinar Ciências nos Anos Iniciais e seu potencial para a promoção do Pensamento Crítico
  | Professores de séries Iniciais
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Kelly Medeiros Dos Santos
  | Ciências e linguagens: interfaces curriculares possíveis no ensino de ciências para o ensino médio
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Jiulia Carla Marin Carpenedo 
  | Processos investigativos e formativos no ensino e na formação de professores de Ciências
  | Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Inês Dahmer Stallbaum
  | Disciplinas escolares da área de Ciências da Natureza para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul  
  | Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Elisa Regina Avrella
  | Currículo e ensino de Ciências na Educação Infantil 
  | Professores de Educação Infantil
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Andreia Kornowski Barraz
  | Práticas pedagógicas no desenvolvimento de Itinerários Formativo de Saúde no Ensino Médio
  | Professores de Ensino Médio
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Catiane Schaurich
  | O currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Ensino de Ciências
  | Professores de séries Iniciais
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Dione Antunes
  | Educação Ambiental e o currículo de ensino de Ciências
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Jaqueline Boz
  | Ensino de Ciências no contexto de Cursos Normais (Magistério)
  | Alunos e Professores de Curso Normal
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Jeanine de Mello Neckel
  | A área de Ciências da Natureza e o novo Ensino Médio na perspectiva da educação CTS
  | Professores de Ensino Médio
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Kaliandra Pacheco de Lima
  | Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental: fundamentos e práticas
  | Professores de séries Iniciais
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Laís Gottardo
  | Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo: formação e ensino de Ciências 
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Letiane Lopes da Cruz
  | Estratégias didáticas para promoção do pensamento crítico em Ciências
  | Professores de Ciências - educação básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Lisiane Krause Dobal
  | Saberes docentes e desenvolvimento profissional em Ciências
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Marlise Ribeiro Neves
  | Biologia Celular no Ensino: Conexões entre BNCC, RCG e Livros Didáticos
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Naiára Berwaldt Wust
  | Análise de obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Ciências - oficina
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Tailine Penedo Batista
  | Residência Pedagógica e Formação Docente: Caminhos para a Prática em Ciências
  | Formação inicial de Professores
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Valquiria Ottonelli Hanauer
  | Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências e Matemática no Ensino Médio
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Vanda Thomas Preussler
  | A educação CTS na formação de professores e no Ensino de Ciências
  | Professores do Ensino Médio 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Ana Paula Hendges
  | Análise da articulação Ciência-Tecnologia e gênero nos livros didáticos - Oficina
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Andressa Vargas de Souza
  | Constituição docente e o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo em Ciências
  | Ensino superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Angelita Lopes Dahmer
  | Modelagem nas Ciências: uma proposta para ensinar Fotossíntese - Oficina
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
  | Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Carolina Farias da Costa
  | A Paleontologia no Ensino de Ciências
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Elisângela Chitolina Beyer
  | Educação Ambiental no Ensino Médio
  | Ensino Médio
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Eloisa da Silva Pauletti
  | Potencialidades Pedagógicas dos Filmes na Educação em Saúde 
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Esttefani Duarte Brum
  | Práticas Pedagógicas e a Modelagem nas Ciências
  | Ensino Médio
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Ilse Maria Dahmer Schardong
  | A avaliação no Ensino de Ciências
  | Educação Básica
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Jéssica Nilles
  | Currículo e o livro didático no Ensino de Ciências
  | Educação Básica
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Karen Regina Michelon
  | O papel da autorreflexão na formação e docência de professores
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Morgana Welke
  | Bebidas Alcoólicas: propostas de trabalho na perspectiva da Educação CTS (oficina)
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Rodrigo Pedrolo
  | Biopolítica no currículo no Ensino de Ciência
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Tanise Caroline Dias
  | Análise curricular no Ensino de Ciências: Unidade temática Terra e Universo
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Adriane Kis Schultz
  | Alfabetização científica e a Modelagem nas Ciências: abordagem de Práticas Pedagógicas
  | Anos iniciais
  | 2 horas
  | 
Presencial ou a Distância
  | 
Andressa Camões Hilgert de Oliveira
  | Ensino de Ciências e Sexualidade: Desafios e Possibilidades na Sala de Aula
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Daiane Kist
  | Educação CTS: Práticas Docentes para uma Formação Crítica e Reflexiva no Ensino de Ciências
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Daniela Silva de Lourenço
  | O ensino e a aprendizagem de conceitos científicos sobre virologia: desafios e possibilidades para o ensino de biologia
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Daniele Bremm
  | Investigação-Formação-Ação: sistematizando experiências na área de Ciências 
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Débora Kélli Freitas de Melo
  | A IFA para potencializar a compreensão no ensino de ciências para a formação continuada de professores
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Eduarda da Silva Lopes
  | Experimentação no ensino de Ciências e suas Tecnologias
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Eliane Weiss Krüger
  | Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências 
  | Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Fabiane Habowski
  | Discursos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  | Ensino Médio
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Kely Cristina Gambin
  | O ensino de genética no Ensino Médio
  | Ensino Médio
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Rosa Maria Zorzan de Paula
  | Formação e práticas pedagógicas na educação permanente em saúde
  | Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Rosanara Bourscheid
  | Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências
  | Alunos e Professores de Curso Normal
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Sandra Fabiane Kleszta
  | Conectando Saberes: a Abordagem Temática e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental
  | Professores de anos iniciais do ensino fundamental
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Tainá Griep Maronn
  | Do Biológico ao Social: O Corpo Humano e os Desafios do Ensino de Ciências
  | Ensino Médio
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Camila Carolina Colpo
  | Leitura interativa: proposta baseada em textos de divulgação científica 
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Claudia Elizandra Lemke
  | Ciências e Educação Física: possibilitando relações de maneira interdisciplinar
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Daniela Carolina Ernst
  | Currículo Rizomático e Transversal: Redefinindo Espaço-Tempo no Ensino de Ciências
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Eloísa Antunes Maciel
  | Ecologia no ensino de Ciências: proposições de discutir Educação Ambiental (oficina)
  | Educação Básica e Ensino Superior 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Franciele Siqueira Radetzke
  | A formação inicial e continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias
  | Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Guilherme Schwan
  | Currículo em Ação: Articulando Abordagem Temática Freireana e CTS na Educação Básica
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Kelly Karine Kreuz
  | O Currículo em Foco: Percepções de Professores de Ciências da Educação Básica
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Karine Rudek
  | Educação em saúde: uma proposta de trabalhar as IST no Ensino de Ciências (oficina)
  | Formação inicial e professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Larissa Lunardi
  | Metodologias de Ensino em Ciências e Biologia sob a perspectiva da Investigação-Formação-Ação 
  | Formação inicial 
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Luana Hilgert Tonin
  | Como abordar e relacionar a Educação ambiental com outras temáticas nas aulas de Ciências e Biologia? 
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Mariane Beatriz Karas
  | Como trabalhar o conceito de ciclo celular nas aulas de Ciências e Biologia? 
  | Professores da Educação Básica
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Rafael Marques dos Santos
  | Narrar, registrar e refletir: o papel das narrativas pedagógicas na constituição docente em Ciências e Matemática
  | Formação incial e continuada
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Rosi Kelly Regina Marmitt
  | Formação de professores em atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática
  | Formação incial e continuada
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  | 
Solange Maria Piotrowski
  | Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: Caminhos para Professores de Ciências
  | Ensino Superior
  | 2 horas
  | Presencial ou a Distância
  |